Projeto Anjos do Lago

O Projeto: ANJOS DO LAGO – Proteger o meio ambiente é responsabilidade de todos do Programa AGRINHO surgiu mediante observações e relatos de pescadores, turistas e comunidade em geral a cerca da degradação do Lago dos Tigres e Tigrinho ocorrida ao longo dos anos, por meio do desmatamento descontrolado e da pesca predatória, resultando assim na escassez, tanto de água quanto de peixe. 

Na detectação desse problema fundamentam-se os conteúdos e propostas metodológicas para o desenvolvimento do projeto, colocando a educação como bússola norteadora para ações que incorporarem a premissa de respeito à natureza e do uso sustentável do meio ambiente. Onde todos possam compreender a necessidade de vivermos em harmonia com a terra, as águas, as plantas, os animais e as demais formas de vida, buscando sempre a felicidade sem causar danos a ninguém. 

Defender o meio ambiente é defender a sustentabilidade, é reconhecer que a terra com disse Bio Bio é um grande seio materno nos oferecer tudo aquilo que precisamos para viver. Ao levantar a bandeira de proteção ao LAGO DOS TIGRES e TIGRINHO, os ANJOS DO LAGO estão levantando a bandeira da fartura de água, peixes e frutos do cerrado, alimentos essencialmente saudáveis. 

Os ANJOS DO LAGO, mais do que focar em ações momentâneas pretende buscar parceiros para serem efetivos protetores do Lago dos Tigres e Tigrinho, patrimônios que representam toda a riqueza da cidade de Britânia que tem um forte potencial turístico e o seu progresso e consolidação no cenário nacional depende de seus recursos naturais. 

Entendemos que as maiores mazelas do ser humano estão ligadas à educação, é por isso que, como instituição capacitada à formação plena do cidadão a escola tem obrigação de exercer sua função social e agir em defesa da vida, do meio e da socialização do homem – que deve ter sempre consciência de seus compromissos e responsabilidades, exercendo a cidadania por completo. Ou simplesmente dando sua pequena contribuição que é fazer a SUA PARTE, e se todos fizessem, a história já seria diferente.


Público-alvo 

O Projeto: ANJOS DO LAGO envolverá os alunos do 9º A do Colégio Estadual Alfredo Nasser e toda comunidade escolar da unidade (demais alunos, professores, grupo gestor, funcionários administrativos e pais), corpo discente e docente das demais escolas públicas e privadas, pescadores, aprendizes de pesca, turista e comunidade em geral, inclusive a rural, alcançada pelos programas e vinhetas vinculados na Rádio CANADÁ FM.


Objetivos Gerais

  • Implementar uma proposta de ações educativas com vistas a uma mudança na relação do homem com o seu ambiente visando a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva, a partir da sensibilização, da conscientização e do desenvolvimento de uma postura crítica que aponte para o exercício da cidadania, somatizando benefícios para as gerações futuras. 
  • Estabelecer parâmetros, normas e procedimentos para que os alunos e a comunidade em geral tenham a consciência de que o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis no ambiente em que atuam, tem de ser encarado como a única forma de progresso possível. 
  • Formar cidadãos éticos e atuantes capazes de transformar e melhorar a realidade