Maria do Disterro dos Santos, profissional da rede pública estadual, ganhou um carro 0 km

Neste ano, o Programa Agrinho trouxe como tema “Alimentação Saudável e Meio Ambiente". Segundo a professora, “Anjos do Lago” foi um projeto que teve como objeto o Lago dos Tigres e o do Tigrinho, ambos degradados pela ação humana. Capacitada pelo Agrinho no início de 2011, Maria do Disterro realizou o projeto com o apoio de todos os professores e gestores da escola, envolvendo diretamente os alunos e a comunidade. Foram inúmeras ações em defesa do meio ambiente e da mudança de hábitos.
“Já conhecíamos os problemas que a cidade enfrentava e por meio do Agrinho foi possível sensibilizar a escola e também os moradores, pescadores, fazendeiros e empresários da região”, explica a professora. Entre outros resultados, a escola conseguiu, com o projeto, limpar os lagos, repovoar as margens, conscientizar os pescadores e a população, estimular o consumo de peixe e ainda soltar 50 mil alevinos de espécies nativas com o apoio de instituições privadas e fazendeiros do município.
Um monumento chegou a ser erguido próximo ao Lago dos Tigres com os nomes do projeto, da escola e do programa Agrinho e foi inaugurado no dia da soltura dos alevinos. Trata-se de uma escultura de madeira de um tucunaré, peixe da região, lavrado pelo pai de uma aluna e que recebeu a pintura de um artista de Cocalzinho. Na placa, um pedido contra a pesca predatória.
A escola também criou um blog e fez programas de rádio e campanhas durante todo o ano na cidade. Mais do que isso, a professora Maria do Disterro conseguiu dar a todas as ações a prática pedagógica correspondente, fazendo da sala de aula o ponto de origem das atividades do projeto. Ao final, os alunos escreveram um termo de compromisso que foi assinado pela prefeitura local. O Poder Executivo se comprometeu a implementar o sistema de coleta seletiva do lixo na cidade, a manter a população de peixes nativos no Lago dos Tigres e a promover a soltura anual de alevinos por cinco anos.
Para a professora vencedora do Agrinho 2011, o êxito do projeto é de todos os professores, gestores e alunos do Colégio Estadual Alfredo Nasser e da comunidade que participou ativamente. “Esse é um programa mágico que tem um material didático incrível e valoriza o professor, acima de tudo”, diz Maria do Disterro, que aconselha os colegas da rede a participarem do programa no próximo ano.
Fonte:
Seja o primeiro a comentar:
Postar um comentário
Obs: Os comentários feitos só serão publicados depois da aprovação.